Por Jônatas Freitas
A administração superior da Universidade Estadual do Piauí, representada pela vice-reitora Bárbara Melo, pelos pró-reitores da PROP e PRAD, Geraldo Eduardo e Raimundo Isídio, e pelo diretor do NEAD, Arnaldo Brito, participou de reunião na manhã desta quarta (08/11) com o Governador do Estado, Wellington Dias (PT-PI). O encontro, realizado no Palácio de Karnak, teve como objetivo discutir o orçamento da UESPI para 2017 e também demandas, como a regularização dos cargos e concurso para professores.
Uma das resoluções é o concurso para 104 professores efetivos e 124 provisórios na universidade, estes últimos sendo necessários em caráter emergencial para que nenhum aluno seja prejudicado no próximo semestre. O concurso para técnicos da instituição ainda será avaliado e deve ser autorizado em 2017.
“Nós estamos aqui aprovando o Plano de Desenvolvimento Institucional da nossa UESPI, e também autorizando a abertura de concurso para 104 vagas de professores efetivos, além da contratação de 148 professores que vão estar ainda como substitutos enquanto realizamos o outro concurso”, afirmou o governador. Outro ponto comentado por Wellington Dias foram as condições para o edital que ofertará cerca de 2700 vagas para a Universidade Aberta do Brasil, da qual a UESPI faz parte através do Núcleo de Ensino a Distância – NEAD.
Governador Wellington Dias
“São cursos de bacharelado em administração e em outras áreas, com os quais vamos chegar a mais 55 novos pontos do Piauí, e 53 municípios, e isso é uma conquista. Comemoramos também os resultados do Pronera, que é um projeto de educação no campo. Tudo isso é motivo de comemoração, pois são vitórias da dedicação dos que fazem a nossa universidade estadual”, completou o governador.
Bárbara Melo e Raimundo Isídio
Ainda sobre o concurso de professores efetivos, a vice-reitora Bárbara Melo explicou que já há uma comissão trabalhando na UESPI para que sejam definidas para onde serão estas vagas, para quais campi, de modo que estes docentes já atuem em 2017. “Foi uma conversa muito boa e produtiva, pautamos principalmente a contratação de pessoal, mas outro ponto discutido em que avançamos foi o do envio para a ALEPI do documento que regulamenta os cargos na UESPI. A universidade nasceu há 30 anos e desde essa época muitos aspectos legais ainda precisam ser resolvidos, e um deles é a criação de cargos, então o governador também nos assegurou que vai enviar essa minuta pra assembleia”, garantiu.
Dois pontos comemorados pela administração durante o encontro foram a aprovação de um terceiro mestrado profissional na UESPI, desta vez em Biologia – ProfBio. Ele se junta aos já existentes em Matemática e Letras. Além disso, dois novos cursos foram aprovados para o PRONERA, projeto que oferta cursos para assentados. São os cursos de Ciências Sociais e História, que serão destinados à região de Paquetá.
Ainda foi discutida também a questão do pagamento dos bolsistas que atuam na universidade: “É algo que nos preocupa muito e é um ponto importante porque assegura a permanência dos nossos alunos na instituição. Então foi uma pauta muito positiva e que fortalece a UESPI. Tivemos avanços importantes que a universidade tem consolidado graças ao empenho do seu corpo docente, discente e administrativo”, finalizou Bárbara.
Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com






0 comentários:
Postar um comentário