Está sendo realizada a I Feira de Identidade e Cultura do polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB localizado no município piauiense de Simões. A Feira, que teve início ontem, dia 01/08 e ocorrerá até amanhã, 03/08, é uma iniciativa da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, juntamente com a Universidade Federal do Piauí – UFPI, com o intuito de promover a disseminação de conhecimentos e interação cultural entre comunidade local, professores e alunos de 18 municípios que fazem parte do polo UAB/Simões.
Raimundo Isídio, Diretor do Núcleo de Educação á Distância – NEAD, foi um dos coautores do projeto de criação da Feira. ” O projeto foi desenvolvido para atender as necessidades do polo [ de Simões], no sentido de promover atividades de interação entre a comunidade externa e o polo e entre alunos e parceiros”.
De acordo com a Tutora Presencial Maria Luzanilda Lopes de Carvalho o evento irá valorizar e fortalecer a cultura local. “Pela primeira vez o polo Território Vale do Rio Guaribas de Simões-PI promove um evento nesta dimensão. Potencializando a cultura, valorizando o saber popular e reconhecendo-se como nação nordestina”, destaca Maria Luzanilda Lopes de Carvalho.
O Tutor Presencial da UFPI, Prof. Filistácio dos Reis Carvalho, também enfatiza a importância do evento. “Esse evento faz com que nosso município possa oportunizar, convidar e buscar meios para que outros municípios venham a mostrar uma parte de sua cultura local, assim, se faz um encontro cultural. Também é fomento para a aprendizagem, levando aos alunos e comunidade local atrações e conhecimentos de alto nível social ”, pontua.
A I Feira de Identidade e Cultura contará com atrações culturais e populares de todos os municípios que compõem o polo de apoio presencial de Simões (Vale Rio Guaribas), envolvendo diretamente o estado do Pernambuco, representado pelo município de Araripina. Professores Doutorandos e Mestres, tanto da UESPI como da UFPI, também têm presenças marcadas como palestrantes.
“Os alunos dos cursos ofertados pela UESPI estão integrados e empenhados; uma maioria já fez sua inscrição, garantindo assim a participação nos três dias do evento, que constituirá uma bela página da história do polo de Simões”, conclui a Tutora da Universidade Estadual do Piauí”.
A expectativa, segundo a Coordenadora da UAB/Simões, Maria do Socorro Bento Reis Carvalho, é de que 800 a 100 pessoas participem da Feira, a qual contará com o apoio de 18 prefeituras de municípios circunvizinhos a Simões, além da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura do Estado do Piauí – SEDUC.
Veja a programação:
Por: Wanderson Araújo – estagiário ASCOM
Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398



0 comentários:
Postar um comentário