Durante seis dias, 07 a 12 de março, o Polo da Universidade Aberta em Simões realizou o Projeto De Mãos Dadas, que comemora os 10 anos da Educação a Distancia (EaD) no Piauí. O evento é uma parceria entre o Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) e o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI).
Polo da Universidade Aberta em Simões
De acordo com a coordenadora do polo, Profª. Maria do Socorro, o projeto tem o objetivo de promover a interação entre universidade e comunidade. “É um momento ímpar para Simões. Tínhamos a necessidade de fortalecer a assistência em diversas áreas do conhecimento como o empreendedorismo, a matemática, língua portuguesa, dentre outras. Dessa forma incorporamos todos os cursos do polo para prestarmos serviços naquilo que a comunidade precisava”, explica a coordenadora.
Professores e especialistas estiveram no polo ministrando oficinas e palestras sobre a valorização da flora local, legalização e crescimento de empresas, informática, vida e alimentação saudável, teatro, inclusão digital, xadrez, leitura, entre outras atividades para toda a comunidade. Foram promovidas campanhas de combate ao mosquito aedes aegypti,atrações culturais e exames laboratoriais gratuitos.
Oficina de Saúde e Bem Estar
Laboratório de Biologia a serviço da comunidade
Oficina de Inclusão Digital.com.br
Fabrícia Xavier participou do evento relatando seu depoimento. A estudante formou-se em Pedagogia no ano de 2014 pelo polo de Simões e hoje cursa matemática pelo polo de Jaicós. “Meu sonho era matemática, mas na época só eram ofertadas vagas para pedagogia, então resolvi iniciar, me encantei pelo curso e o cursei até o fim. Agora pelo polo de Jaicós continuo meu sonho. A EaD significa tudo pra mim, a partir dela me tornei uma profissional e hoje sou coordenadora pedagógica de uma escola. Foi a oportunidade certa, no momento certo, pois eu não teria condições de me deslocar da minha cidade para cursar em outra cidade”, conta Fabrícia.
A estudante Fabrícia Xavier conta sua história na EaD
No sábado (12), o diretor do CEAD, Prof. Dr. Gildásio Guedes, proferiu a palestra sobre a história da EaD no Brasil e no Piauí. “Nos últimos 12 anos tivemos uma verdadeira revolução nas universidades, seja nos investimentos, estrutura, oferta de vestibular e na educação a distância. A expansão da universidade aberta é uma realidade. Saímos do zero para hoje termos mais de 10 mil alunos nos mais distantes municípios piauienses”, afirma o diretor.
Diretor do CEAD, Prof. Dr. Gildásio Guedes profere palestra sobre os 10 anos da UAB
Autoridades prestigiam o Projeto De Mãos Dadas
Na solenidade de encerramento realizada na Câmara Municipal, participaram da mesa de honra o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, o diretor do CEAD, Prof. Dr. Gildásio Guedes, a coordenadora do polo de Simões, Profª. Maria do Socorro, o gerente pedagógico da UAB, Flaviano Moura (representando o governador do estado e a secretária de educação), o diretor do campus da UESPI de Picos, Evandro Alberto de Sousa (representando o reitor da UESPI), a primeira dama de Simões, Edilene Lima Pereira, o presidente da câmara, José Aparecido de Moraes, a coordenadora do polo de Picos, Maria das Graças Ferreira (representando os coordenadores de polo da UAB).
Reitor da UFPI, diretor do CEAD, autoridades e profissionais que contribuem com a EaD no Piauí
Na ocasião foram homenageados os profissionais que contribuíram com a EaD no Piauí, entre reitores, o diretor do CEAD, professores, tutores e colaboradores. A coordenadora do polo ainda destaca o envolvimento da comunidade na realização do projeto. “A força da parceria faz acontecer. O projeto foi literalmente construído de mãos dadas. O polo se uniu com a comunidade, diversas instituições, Sebrae, Senai, as igrejas, os comerciantes locais e o poder público municipal para fazer acontecer”, enfatiza.
Coordenadora do polo de Simões, Profª. Maria do Socorro, recebe homenagem das mãos do gerente pedagógico da UAB, Flaviano Moura, do diretor do campus da UESPI de Picos, Evandro Alberto de Sousa, do diretor do CEAD, Prof. Dr. Gildásio Guedes e do reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes
Profissionais do polo foram homenageados em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na EaD
Diretor do CEAD recebe homenagem da coordenadora do polo de Simões
Reitor da UFPI é homenageado no evento
Coordenadora do polo agradece a todos pela organização e participação no projeto
Para o gerente pedagógico da UAB, Flaviano Moura, a EaD tem a vantagem de trazer as tecnologias para a educação. “De Teresina para este polo são cerca de seis horas de viagem. Como conseguiríamos trazer esse conhecimento acumulado que as universidades têm para essas cidades distantes? A Universidade Aberta vem se expandindo, não só no numero de polos, mas na quantidade de alunos por polo. Temos uma meta ambiciosa de expansão na SEDUC para que este crescimento continue”, ressalta Moura.
Ao fim do evento, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, parabenizou a todos os colaboradores do Projeto De Mãos Dadas. “A qualidade da educação não depende da modalidade de ensino, mas de quem o faz. Temos na UFPI uma equipe competente, dedicada e que leva o ensino a distancia com a mesma qualidade do ensino presencial. Quero parabenizar a todos que constroem a EaD no Piauí e, em especial, a Simões, um dos melhores polos da nossa Universidade”, conclui o reitor.
Bolo de comemoração dos 10 anos da Universidade Aberta
Coordenadora do polo, diretor do CEAD e reitor da UFPI cortam o bolo de homenagem à UAB


0 comentários:
Postar um comentário